Ácucar + Ácido Sulfúrico

Texto: Marcos Tulios Frota Ladislau (Técnico de laboratório - IFAM)

 

A sacarose, também conhecida como açucar de mesa ou açucar refinado, é um dissacarídeo, formado pela: glicose e a frutose. Que se ligam através de uma ligação glicosídica. (BURSTEN; LeMAY, 2005; BETTELHEIM, 2012). 

 

Na presença de ácido sulfúrico concentrado, um agente desidratante e oxidante, a molécula de sacarose perde água, e o carbono que sobra da molécula,  é obtido como uma massa esponjosa preta e quebradiça (RUSSELL, 1994; ATKINS, 2001).

 

Não somente do açucar, o ácido sulfúrico remove água de outro qualquer material orgânico que contenha hidrogênio e oxigênio, pois tem a tendência de formar hidratos, tais como H2SO4 . H2O, H2SO4 . 2H2O etc, formando ligações de hidrogênio fortes com água (RUSSELL, 1994; ATKINS, 2001).

 

Segundo Atinks, 2001, a esponja é causada pela liberação dos gases CO (monóxido de carbono) e CO2 (dióxido de carbono). A equação que descreve a reação é a seguinte:

 

C12H22O11(S) + H2SO4 (CONC.)             12 C(S) + 11 H2SO4 . H2O

 

Veja o vídeo dessa e de uma outra reação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados

 

Para fazer este experimento, indica-se utilizar luvas de nitrila, jaleco, calça, sapatos fechado, manuseando e fazendo a reação dentro da capela de exaustão. 

 

REFERÊNCIAS

 

ATKINS, P. JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente.Trad. Iginez Caracelli et al. Porto Alegre, 2001. 

 

RUSSEL, J.B. Química Geral. 2a ed. Trad. M.A. Brotto et al. São Paulo: Makron Books, 1994.

 

BROWN, THEODORE L.;  LEMAY, Jr. H. EUGENE; BURSTEN, BRUCE E. Química: a Ciência Central, 9a Ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2005.