Toda as obras que estão nesse site encontram-se, no Brasil, em domínio público, conforme art. 41 da Lei federal n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Interessante, leia. ;)
Interessante, leia. ;)

press to zoom
1/1

Descrição do livro

 

Um passeio pelas mais surpreendentes histórias envolvendo a descoberta, o uso e a criação dos 118 elementos químicos da tabela periódica. Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um poeta que enlouqueceu ao ingerir lítio para se tratar de uma doença. Esses são alguns dos misteriosos casos que Sam Kean conta para explicar com clareza os conceitos científicos e narrar de maneira saborosa casos engraçados e aterradores sobre os átomos que nos cercam. Pelo caminho, o autor aborda a história dos avanços científicos, desde a descoberta do átomo até a criação de elementos artificiais, passando pela invenção da tabela periódica e pelo estudo da radioatividade. Mostra também como a vida humana se modificou devido ao cobre (usado em moedas por ser “autoestéril”), ao silício (utilizado na revolução da informática) e ao urânio (um dos grandes responsáveis pela bomba atômica). Uma narrativa envolvente que nos guia através dos segredos dos elementos químicos. A propósito: a colher que desaparece é feita de gálio, elemento 31 da tabela periódica, metal com a estranha propriedade de ficar no estado líquido acima de 29ºC, temperatura inferior à de qualquer cafezinho.

 

 
Leia este livro :)
Leia este livro :)

press to zoom
1/1

Descrição do livro

 

Uma das cem pessoas mais influentes do mundo de acordo com a revista Time e autora best-seller de livros de divulgação científica, Lisa Randall é especialista tanto em física de partículas (o estudo dos menores objetos conhecidos pelo homem) quanto em cosmologia (o estudo dos maiores objetos). Neste seu mais novo trabalho, ela conduz o leitor pelas descobertas e teorias mais recentes da física, conforme realiza uma apaixonada — e necessária — defesa da importância da ciência em nossas vidas. Na veia de autores como Stephen Hawking, Michio Kaku, Brian Greene e Carl Sagan, Randall explora séculos de conhecimento científico para traçar uma rica e esclarecedora história do nosso Universo — do seu nascimento até a inevitável morte. Explica também o funcionamento do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, uma estrutura gigantesca construída na Suíça que vem ajudando cientistas de todo o mundo a solucionar os mistérios da matéria e da origem da vida. Num capítulo feito especialmente após a descoberta do bóson de Higgs, a chamada “partícula de Deus”, Randall elucida as consequências deste que é um dos mais importantes avanços da história da física. Valendo-se de uma prosa ágil e explicativa, e travando um diálogo com profissionais de diversas áreas, como roteiristas de cinema, chefs de cozinha e matemáticos, Randall colocará o leitor na fronteira do conhecimento científico, oferecendo também um instigante vislumbre do que ainda está por vir.

Esse é ótimo não deixe de ler
Esse é ótimo não deixe de ler

press to zoom
1/1

Descrição do livro

 

‘A dança do Universo’ mostra ao leitor leigo de que maneira a Física contemporânea vê o mundo e que caminhos ela teve de percorrer antes de vê-lo assim. Gleiser une didatismo e profundidade para passar em revista uma serie de mitos de criação e chegar a teoria da relatividade e a Física Quântica. O leitor descobrirá que, por trás de expressões como ‘estado padrão’, ‘geometria fechada’, ‘átomo primordial’ e ‘vácuo quântico’ está uma história fascinante e perfeitamente acessível.