O que é?

 

O pipetador  Pi-Pump é um dos aspiradores para pipetas, é  usado para fazer pipetagem (succionar e escoar) de líquidos, de modo a transferi-lo de um local para outro, de forma cômoda e segura, assim como a pera de sucção (NORTE ESCOLAR, 2008?)

Este pipetador é um pouco mais caro que a pera de sucção, por sua comodidade e facilidade no manuseio. Porém, sua capacidade de succionamento varia, e cada capacidade apresenta uma coloração específica; Por isso, torna-se inviável para locais onde o volume necessário varia constantemente.  

 

Características

 

São confeccionados em plástico tipo polipropileno (PP) rígido, facilmente desmontáveis. Possuem um pistão, uma roldana que aciona a sucção, um dispositivo de liberação do líquido e um bocal de borracha com estrias internas, que permite a sua utilização com pipetas de diversas capacidades. (CITOTEST, 2014?; NORTE ESCOLAR, 2008?, p. 90)

 

Como dito anteriormente, os pipetadores Pi-Pump apresentam diferentes cores dependendo do volume máximo que podem aspirar. Segundo o catálogo da empresa NORTE ESCOLAR   (2008?, p. 90) as cores dos pipetadores e sua capacidade máxima sãos estes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

         

 

 

                       

Como usar

 

O pipetador Pi-Pump deve ser manuseado de forma correta, evitando deixar entrar líquido em seu interior. Normalmente a ponta do bocal de borracha se rompe, devendo o manusear evitar torcer esta parte do pipetador. 

Segundo Cap-Lab, (1995?), a forma correta de usa o pipetador Pi-Pump é:

 

  • Encaixar o pipetador Pi-Pump em uma pipeta;

  • Depois colocar a ponta da pipeta em contato com o reagente;

  • Com o polegar, girar a roldana para succionar o reagente até o volume necessário;

  • Depois escoar o líquido no local desejável, apertando no dispositivo que fica logo abaixo de roldana;

  • Para escoar a ultima gota da pipeta, aperte o pistão até ele volta a posição inicial (se for necessário).

Veja o vídeo de como usar um pipetador Pi-Pump abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Proteção

 

O pipetador Pi-Pump evita a sucção de líquido utilizando a boca. De acordo com Vogel (1981, p. 69) nunca devemos sucçionar substâncias químicas líquidas ou soluções contendo substância química com a boca.

 

 

Dica

 

“Para uma boa utilização do Pi-Pump  utilize-o sempre com pipetas de volume próximo ao do pipetador em uso, isso garante melhor aproveitamento do acessório.” (CITOTEST, 1995?)

 

 

Referências

CAP-LAB. Pipetador Pipump, [2002?]. catálogo. Disponível em: <http://www.cap-lab.com.br/catalogoDetalhes.asp?cod=14#.VVJN1I5Vgbg>. Acesso em: 12 maio 2015.

 

CITOTEST. Ficha Técnica do Produto: Aspirador Pi-Pump, [1995?].  Disponível em:<http://www.consalab.com.br/aspirador-pi-pump-/p>. Acesso em: 13 maio 2015.

 

NORTE ESCOLAR. Material de Laboratório,  [2008?]. p. 90. Disponível  em:<http://issuu.com/norte.escolar/docs/catalogo_material_de_laborat_rio>. Acesso em: 11 maio 2015.

VOGEL. A. I. Química Analítica Quantitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 

 

Pi-Pump azul
Pi-Pump amarelo
Pi-Pump verde
Pi-Pump vermelho
1 - coloque uma pipeta no Pi-Pump
1 - coloque uma pipeta no Pi-Pump
press to zoom
2 - succione o reagente pela roldana
2 - succione o reagente pela roldana
press to zoom
3 - escoe pressionando a válvula
3 - escoe pressionando a válvula
press to zoom

Continua despois da publicidade

PIPETADOR PI-PUMP

Texto: Marcos Tulios Frota Ladislau

Atualizado em agosto de 2021

pipumo ermelho oficial.png